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COMO VENDER PARA QUEM ESTÁ “SÓ OLHANDO”

Transformar oportunidades em vendas é uma arte que todo vendedor precisa aprender. E elas se apresentam de diversas formas. Uma delas são com potenciais consumidores que entram em sua loja para espiar as mercadorias. Para quem revende na casa da cliente, pode se deparar com outras pessoas no domicílio que também podem virar novos fregueses. A ideia é descobrir como vender para quem está “só olhando” e aumentar a clientela.

O especialista em vendas Grant Cardone fez uma lista de respostas para a revista “Entrepreneur” para convencer essas pessoas a comprarem. Lembre-se que dizer que está “só olhando” pode ser uma desculpa para não ter que conversar com a vendedora. Por isso mesmo é importante ter algumas respostas bem elaboradas que ajudam a quebrar essa barreira e começar um bom diálogo. Escolha as suas frases favoritas e comece agora mesmo a colocá-las em prática.

 

  1. “Minhas melhores clientes dizem a mesma coisa. Meu nome é Juliana, e o seu?”;
  2. “Mesmo se você estiver apenas olhando, meu trabalho é encontrar o produto certo para você ficar feliz”;
  3. “Tudo bem, sem problemas! Você estaria procurando algo parecido com o que está vestindo ou busca uma roupa completamente diferente?”;
  4. “Excelente, tenho uma grande variedade de produtos para serem olhados. No que você estaria mais interessada? Saias, vestidos, blusas?”;
  5. “Me diga o que você está procurando que posso te indicar algumas peças, assim você não perde seu tempo”;
  6. “Se você me disser o que está procurando, posso conseguir fazer uma seleção de peças especiais para você”;
  7. “É por isso que exibimos nossos produtos, para que o cliente possa ver tudo o que temos. Por onde você gostaria de começar?”;
  8. “Você pode se inspirar com nossas coleções o quanto quiser, sinta-se à vontade”;
  9. “Quando você realmente for comprar, que tipo de peça você gostaria de adquirir?”;
  10. “Meu trabalho é fornecer todas as informações necessárias para que, quando você for escolher a peça ideal lembre-se de tudo o que viu por aqui.”

 

Cabe a você sentir um pouco o perfil e interesse de cada possível cliente para usar a frase correta e encantá-lo. Quando nota que ela está mais inclinada a comprar, seja mais ousada oferecendo ajuda na triagem das peças. Se perceber que a pessoa se sentirá pressionada, deixe-a mais à vontade. O importante é ir praticando esse diálogo mais assertivo para poder fechar boas vendas e fidelizar sua nova cliente.

 

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