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QUAL É O PAPEL DE UMA BOA VENDEDORA

Com o constante crescimento das vendas online e a facilidade de comprar de casa, os consumidores estão cada vez mais tomando decisões sozinhos. Nesse novo cenário, a vendedora de roupas ganha novas funções para se adequar ao mercado atual. Saber qual é o papel de uma boa vendedora nos dias de hoje é essencial para crescer na profissão e alcançar o sucesso. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar a se profissionalizar e fazer bonito com a clientela.

CONHECER MUITO BEM SEUS PRODUTOS

Se antigamente a função da vendedora era expor suas mercadorias para que sua cliente soubesse o que existe no estoque, hoje a coisa mudou de figura. Muitas vezes, as consumidoras já olharam todo o site redes sociais (inclusive da concorrência) e sabem exatamente o que querem comprar. Nesse caso, uma boa vendedora precisa conhecer muito bem todas suas mercadorias para ser capaz de agregar novas informações a essa compra e não comer nenhuma bola.

COMPREENDER A NECESSIDADE DA CLIENTELA

Para se tornar uma boa vendedora você precisa praticar sua escuta e observação. É preciso, em pouco tempo, compreender a necessidade de seus clientes para poder encontrar as melhores soluções. Uma consumidora pode estar querendo um macacão, por exemplo, mas se você souber qual a ocasião em que ela vai usá-lo, talvez tenha um vestido incrível que funcione melhor do que ela imaginava.

TER OUTRAS CARTAS NA MANGA

Se você vende roupas femininas, precisa conhecer bem o que vai melhor em cada tipo de corpo, saber quais tons são adequados para cada pele… Enfim, ter cartas na manga para surpreender sua cliente e conquistar sua confiança. Se ela notar que você não está ali apenas para concluir uma compra, mas para ajudá-la de verdade a encontrar o que lhe cai bem, terá essa cliente fidelizada para sempre.

CRIAR NOVAS NECESSIDADES

Garantir boas vendas depende demais da sua habilidade de persuasão. Nesse sentido, vale a pena criar necessidades para sua cliente entender o valor da peça que está querendo levar. Muitas vezes aquela é uma peça exclusiva ou está vendendo que nem água. Nesses casos, mostre a ela que vale a pena fechar a compra no ato ao invés de titubear. Você também pode criar estratégias para vender combos dando descontos e criando uma nova necessidade de compra na segunda peça.

 

 

 

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