Para alcançar o sucesso!

SOCIEDADE COM AMIGAS E PARENTES

É bastante comum abrir um negócio com alguém da família ou com alguma colega. Afinal, a intimidade já existe e os interesses em prosperar são comuns. Segundo o Sebrae, 23,5% dos empreendedores têm parentes como sócios no Brasil. Porém, na hora em que o caldo engrossa, se as coisas não estiverem muito claras para ambas as partes, a coisa pode ficar feia. Afinal, como cuidar da sociedade com amigas e parentes?

 

COLOQUE TUDO EM CONTRATO

Os problemas costumam aparecer na hora de tomar decisões importantes ou repartir os lucros. Por isso, o ideal é acertar desde o início qual o papel de cada uma, salário e afins. O ideal é já prever cenários de conflitos possíveis e deixar os termos claros em um contrato social detalhado. A falta de um acordo formal entre sócios diminui a chance de sucesso a longo prazo da empresa.

CUIDADO COM O LADO EMOCIONAL

Pode parecer estranho estar abrindo um negócio e prevendo que o pior aconteça, porém, isso é necessário. Deixe esse tipo de pensamento de lado e seja prática e precavida.

QUEM CUIDA DO QUE

A primeira tarefa é determinar quem cuida das três áreas comuns a qualquer negócio: operações, vendas e administração. Claro que é possível que tudo seja decidido em conjunto, mas nas decisões do dia a dia, cada uma deve ter autonomia de resolver as questões da sua área.

NÃO LEVE PARA O PESSOAL

Sugestões profissionais não podem ser levadas para o lado pessoal senão a coisa desanda. É super natural discordar do outro e se faz necessário desenvolver habilidades como aprender a expor sua opinião e ouvir a do outro, sempre procurando um consenso. Nos bons momentos, celebrem as vitórias juntas.

O QUE NÃO PODE FALTAR

Na hora de fazer o contrato social vocês devem colocar:

– Percentual de participação de cada sócia;

– Funções e responsabilidades;

– Como será a divisão de lucros e prejuízos, além da remuneração de cada uma;

– Como fica no caso de morte ou quando a pessoa não pode exercer suas funções;

– Como funciona quando uma das partes que sair ou se um novo sócio quer entrar;

 

Tomar essas medidas preventivas ajuda a manter a saúde do negócio e o bom relacionamento entre vocês.

 

Seja uma revendedora Colmeia!

Se você quer um negócio lucrativo para trabalhar no conforto do seu lar, então revender Colmeia (compre aqui!) é uma excelente opção. A marca é a número 1 em moda jovem do Norte e Nordeste, com coleções atualizadas com as últimas tendências da moda e uma excelente aceitação pelo público feminino.

Para fazer parte do nosso time e se tornar uma de nossas revendedoras, você pode fazer seu cadastro pela internet e comprar todas as suas peças pelo nosso site. Isso é muito mais comodidade e tempo para você! Além disso, nas compras acima de R$1.000,00, você não paga o frete.

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply