Sem categoria

Aprenda como combinar cores: deixe seu dia a dia mais colorido!

COLMEIA COLMEIA blogArtigo comoCombinarCores blog criacao

A combinação de cores faz parte do nosso dia a dia. Ela está presente nas propagandas que vemos, nos cenários dos programas que assistimos e nas roupas que usamos. Entender como combinar cores é essencial para criar looks harmoniosos que valorizem tanto a sua beleza, quanto as peças de roupa que você usa. Uma combinação de cores bem feita é capaz de elevar o seu visual.

COMO COMBINAR CORES

Existem combinações de cores que são verdadeiros clássicos da moda. Rosa com azul, preto com branco e azul-marinho com vermelho são alguns exemplos que vemos tanto nas ruas, quanto nas passarelas. Mas existem inúmeras possibilidades além dessas. Ao conhecê-las, fica mais fácil entender como criar looks incríveis com as roupas que você já tem, e também com as peças que você pretende adquirir.

CONHEÇA O CÍRCULO CROMÁTICO

O círculo cromático é a principal ferramenta para entender como combinar cores. Também conhecido como círculo das cores, ele ajuda na visualização da relação entre as cores nele dispostas, que são doze ao todo: três primárias, três secundárias e seis terciárias.

COLMEIA COLMEIA blogArtigo comoCombinarCores blog criacao 01

CLASSIFICAÇÃO DAS CORES

CORES PRIMÁRIAS: azul, amarelo e vermelho formam o grupo das cores primárias. Estas cores dão origem às demais.

CORES SECUNDÁRIAS: laranja, verde e violeta formam o grupo das cores secundárias. São resultado da mistura de duas cores primárias. O verde, por exemplo, é a mistura do azul com o amarelo.

CORES TERCIÁRIAS: laranja-amarelado, laranja-avermelhado, roxo-avermelhado, roxo-azulado, verde-amarelado e verde-azulado formam o grupo das cores terciárias. Estas cores são resultado da combinação de uma cor primária com uma secundária. O laranja-avermelhado, por exemplo, é resultado da mistura do vermelho (cor primária) com o laranja (cor secundária).

TEMPERATURA DAS CORES

As cores do círculo cromático são dividas em dois grupos: cores quentes e cores frias. Cada um dos grupos possui suas próprias características:

CORES QUENTES: roxo-avermelhado, vermelho, laranja-avermelhado, laranja, laranja-amarelado e amarelo são classificadas como cores quentes. Instigam a sensação de calor, pois remetem ao fogo e à luz do sol. São alegres, amigáveis e acolhedoras.

CORES FRIAS: roxo-azulado, roxo, azul, verde-azulado, verde e verde-amarelado são classificadas como cores frias. Remetem à coisas tipicamente frias, como água e grama, por exemplo. São calmas, tranquilas e transmitem seriedade.

COLMEIA COLMEIA blogArtigo comoCombinarCores blog criacao 02

COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA

Uma combinação monocromática é composta por uma única cor do círculo cromático. Para deixar esse visual mais interessante, aposte em peças de tonalidades variadas e use tecidos de texturas diferentes, como o couro e o cetim, por exemplo. Acessórios coloridos, que tenham cor igual ou diferente da escolhida para o look, também podem dar um charme extra ao look monocromático. Que tal montar um look usando apenas peças de sua cor favorita?

COLMEIA COLMEIA blogArtigo comoCombinarCores blog criacao 03

COMBINAÇÃO DE CORES ANÁLOGAS

Cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático, como, por exemplo, o rosa e o vermelho. Combinações análogas são formadas por até três cores. Esse tipo de combinação é caracterizada pelo baixo contraste entre as cores, sendo uma ótima opção para quem ainda está se acostumando com o uso de diversas cores no mesmo look.

Quando composta por cores vivas, a combinação análoga é muito dinâmica, ideal para dar um toque de alegria ao seu dia! Vale lembrar que as cores não precisam estar apenas nas roupas: acessórios e calçados também podem ser levados em conta na hora de montar um look com essa proposta.

COMBINAÇÃO DE CORES COMPLEMENTARES

Cores complementares são pares de cores que estão localizadas em lados opostos do círculo de cores, como o verde e o vermelho. Por estarem em lados opostos do círculo cromático, cores complementares possuem temperaturas diferentes, sendo uma delas quente e a outra fria. Devido ao grande contraste entre as duas cores, esse tipo de combinação garante um toque de ousadia ao look.

COLMEIA COLMEIA blogArtigo comoCombinarCores blog criacao 04

COMBINAÇÃO TRÍADE

A combinação tríade é formada por três cores que possuem uma distância igual entre si, formando um triângulo no círculo cromático. O conjunto das três cores primárias (azul, vermelho e amarelo), por exemplo, é uma combinação tríade.

Nas passarelas, é comum ver a combinação tríade da seguinte forma: duas cores principais e a terceira cor nos detalhes da roupa e nos acessórios. Essa é uma ótima maneira de usar esse tipo de combinação de cores ao montar um look.

5 DICAS PARA APRENDER COMO COMBINAR CORES

1 – Você pode imprimir a imagem de um círculo cromático e deixá-lo perto do guarda-roupa. Dessa maneira você pode consultá-lo sempre que quiser saber como combinar cores. Faça o download do seu círculo cromático aqui!

2 – Use cores neutras, como o preto, branco e o cinza, para complementar o seu look colorido.

3 – Fique de olho em como blogueiras, celebridades e artistas combinam as cores do look. Assim, você pode encontrar diversos looks para se inspirar. O Instagram da Colmeia tem várias fotos de looks bacanas com peças lindas, além de dicas de estilo e tendências da moda. Segue a gente por lá e acompanhe as novidades!

4 – Leve em conta as cores dos seus acessórios, bolsa e calçados. Eles também são essenciais para uma boa composição de look.

5 – Tudo bem se você não se sentir confortável com um visual mega colorido. Você pode começar a usar cores aos poucos, com um acessório aqui, uma blusa colorida ali… Quando você menos esperar, vai sair por aí desfilando com uma linda combinação de cores!

VISITE A LOJA COLMEIA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!

Seja uma revendedora Colmeia

Conquiste sua independência financeira e seja uma empreendedora de sucesso. Revenda Colmeia e fique mais próxima de realizar seus sonhos. A marca número 1 em moda jovem feminina do Norte e Nordeste tem coleções atualizadas semanalmente, com as últimas tendências de moda!

Seja uma revendedora Colmeia. Faça seu cadastro agora!

 

Share:

Leave a reply

Que tal dar uma olhada em nossos últimos posts?

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades