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CONHEÇA MAIS DOIS TIPOS DE CLIENTES E SAIBA COMO ATENDÊ-LAS

A gente já sabe que não há uma fórmula de como agir com cada perfil de cliente, mas podemos mapear algumas personalidades principais e antecipar suas possíveis reações para facilitar seu atendimento. No post anterior, vimos dois tipos de clientes: a Diretora e a Analítica. Nesse post vamos trazer mais dois tipos de personalidades: a Pertencente e a Social.

A Pertencente

O tipo de personalidade Pertencente tem uma forte necessidade de se sentir parte de um grupo. Este tipo de personalidade gosta de usar o famoso “meu”. Por exemplo: o “meu contador”, “meu médico”, “minha garagem”, “meu eletricista”, “meu advogado” ou “minha vendedora”, você se torna parte de sua rede. Elas sempre conhecem alguém, que conhece alguém, que conhece alguém – o exemplo clássico da pessoa ‘descolada’.

Como lidar com uma Pertencente

A razão pela qual nos referimos a essa cliente como “Pertencente” é porque elas tomam uma posição de propriedade em tudo o que fazem. A maneira mais fácil de vender para este tipo de personalidade é simplesmente perguntar-lhes: “Qual é a sua opinião sobre este produto?” Sua resposta pode ser algo como, “Eu acho que parece bom. Deixe-me vê-lo.” A melhor maneira de tratá-las é incluí-las de toda a maneira, porque querem sentir-se parte do processo de tomada de decisão. No lado positivo, elas são maravilhosas clientes e uma fonte sensacional de intermináveis ​​referências. Lembre-se: inclusão é o nome perfeito para satisfazer a cliente Pertencente.

A social

As clientes do tipo Sociais são exatamente o que o nome indica. Elas são extrovertidas, gostam de conversar e fazer novos amigos. A Social quer construir um relacionamento com você, querem construir amizades. Se você falar com elas como uma Analítica, com fatos e números, elas vão embora certamente. Por mais semelhanças que tenham com a Pertencente, a lealdade não é tão importante para a cliente do tipo Social. Sociais gostam de receber e dar elogios. No entanto, elas tendem a ser autocentradas. Elas querem ir a uma loja onde se sintam importantes.

Como lidar com uma Social

O fator mais importante a lembrar é que não é tudo sobre a venda, é principalmente sobre relacionamento. Use elogios, procure lembrar os nomes dessas pessoas. Lembre-se: mantenha a Social focada, mas faça o máximo para tornar sua experiência de compra divertida.

A próxima vez que as clientes te procurarem, você pode tentar entender melhor em qual de personalidade ela se encaixa. É muito mais fácil do que você pensa, uma vez que você aprenda analisar o perfil das clientes, você estará mais preparada para interagir em um nível mais elevado e aumentar suas vendas exponencialmente!

 

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