Para alcançar o sucesso!

Gestão Estratégica de Negócios para Iniciantes

saiba o que é gestão estratégico de negócio

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da gestão estratégica de negócios. Apesar da expressão parecer complicada, ela está relacionada com a forma como uma empresa se organiza e o que ela faz para atingir o sucesso.

Quando o empreendimento utiliza a gestão estratégica desde o começo, as chances dele dar certo, ou seja, obter crescimento e lucratividade, são maiores. Então, se você está começando na área do empreendedorismo, fique atento a alguns pontos importantes!

Como funciona a gestão estratégia de negócios na prática?

Na prática, a gestão estratégica de negócios consiste no gerenciamento de todos os recursos da empresa para alcançar um objetivo. Isso inclui analisar desde a matéria-prima, os produtos, os profissionais, etc.

Para que uma organização cresça, é importante que ela preste atenção em todos esses aspectos. Podemos gerir a empresa da seguinte forma:

  • diagnosticando possíveis problemas;
  • formulando soluções;
  • implantando melhorias;
  • acompanhando.

Vamos ver direitinho como tudo isso se aplica?

Diagnóstico

Não é preciso esperar a sua empresa apresentar algum problema para que você faça o diagnóstico. Assim como é importante ir sempre ao médico, é interessante mapear fatores que podem ajudar e prejudicar o seu negócio.

É nessa fase que você pode identificar as fraquezas do seu projeto e oportunidades. Vale a pena questionar se nessa etapa os processos estão maduros, se todos entendem da função que desempenham, se a matéria-prima é de qualidade, o que o concorrente está fazendo de diferente e se existe possibilidade de expansão empresarial.

Ao responder essa e outras perguntas semelhantes, você será capaz de saber exatamente como a sua empresa está no mercado. É bem provável que as respostas também te deem ideias sobre o que fazer para melhorar.

Formulação

Depois de entender como a sua empresa está, você pode formular as metas e, consequentemente, as ações para alcançá-las. Nessa fase, é importante ainda definir prazos, quem serão os responsáveis pelas tarefas e planos para solucionar possíveis problemas.

Existem plataformas tecnológicas que podem te ajudar na etapa de formulação. Lembrando que quanto mais informações você coletar, melhor será para acompanhar o seu negócio.

Por exemplo: se você tiver uma loja, o seu objetivo pode ser vender peças mais atraentes para as consumidoras e aumentar em X% o faturamento. Já as ações podem ser buscar novos fornecedores e investir em divulgação.

Implantação

Na gestão estratégica de negócios, a fase de implantação é aquela em que o planejamento é adequado à empresa. Para isso, é importante contar com uma metodologia que permita informar todas as equipes sobre os processos e, assim, manter a organização da empresa.

O Balanced Scored pode te ajudar nesse aspecto. Ele consiste em um método que permite aos gestores terem ampla visão do negócio, por meio de indicadores de desempenho. Assim, você pode saber se a sua empresa está ou não indo na direção dos objetivos que você traçou.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de negócios e como você pode ganhar dinheiro empreendendo? Continue acompanhando o blog da Moda Colmeia para mais dicas!

Somos uma marca antenada com a moda com 24 anos de história pra contar. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes o melhor do produto do mercado, mais fashion, com originalidade e variedade única.

Share:

Leave a reply

@modacolmeia

Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades