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Use a Pesquisa de Mercado a seu favor!

Imagina que você já tem o seu pequeno negócio e vem fazendo sucesso como revendedora. De repente, surge a ideia de investir em um novo produto, mas você ainda não sabe como.

Ou então, você já trabalha há anos com um determinado produto, mas percebe que as vendas caíram, mesmo sabendo que o mercado, aos poucos, está crescendo novamente.

Em ambas as situações algumas dúvidas irão surgir. Na primeira, provavelmente você irá se questionar se deve arriscar o lucro em um novo produto agora ou deixar a ideia em stand by, na esperança de que ela amadureça.

Já na situação seguinte você está diante de uma incógnita, pois se trata de algo que funcionou bem até determinado momento, deu uma pausa nas vendas por alguma razão, mas ainda há a chande de reverter a situação, desde que você descubra como.

Como revendedora, e uma mulher de negócios, você precisa alcançar os seus clientes potenciais, ou atuais, de alguma forma. E para descobrir o que eles estão pensando, o melhor caminho é fazer perguntas em busca de respostas concretas.

Somente através da “Pesquisa de Mercado” a revendedora irá tomar conhecimento se a clientela precisa daquele produto oferecido, quais das suas características os atrai mais, assim como o preço disposto a pagar, por exemplo.

Então, aprenda a usar a pesquisa de mercado a seu favor. Entenda a cabeça do consumidor, as vantagens e desvantagens de determinados produtos, descubra em quais vale a pena investir e boas vendas.

 

Como funciona a pesquisa de mercado

Do ponto de vista empresarial, a pesquisa de mercado é a resposta para questões importantes antes de se investir uma quantidade de tempo e dinheiro criando um novo produto ou serviço.

Já do ponto de vista do consumidor, algumas pessoas gostam de fazer parte de um procedimento de pesquisa de mercado, podendo, ainda, levantar um pouco de dinheiro participando de grupos de focalização e análise.

Você como revendedora classifica-se como micro-empresário. Então, a pesquisa de mercado serve para ajudá-la a entender a cabeça do consumidor, do seu público alvo, diante dos produtos que você oferece, identificando quais o atrai mais. Neste caso, há a forma direta e a indireta de contactar o cliente.

 

Forma direta:

  •  por telefone;
  •  falar pessoalmente e de forma individual;
  •  enviar a pesquisa pelo correio eletrônico ou convencional;
  •  postar as perguntas nas redes sociais;
  •  reunir um grupo de clientes e apresentar as suas ideias.

Independente da técnica utilizada, você estará usando a pesquisa de mercado com o objetivo de coletar dados para uma série de questões, obtendo de volta as respostas para as suas perguntas e novas ideias.

 

Forma indireta:

Já a forma indireta de descobrir algo com a pesquisa de mercado é observando o que acontece ao redor com as empresas do mesmo seguimento que o seu. Ou seja, reconhecer os produtos e identificar se são competitivos. O simples fato de haver um produto que compete com o seu comprova que há clientela. Sendo assim, nada a impede de acessar o mercado do concorrente e observar os produtos e serviços que ele oferece.

 

Outras alternativas:

Uma outra forma bastante eficaz de pesquisa é procurar saber o que será novidade no mercado. No caso da revendedora de roupas, ela precisa ter conhecimento de como anda o mundo fashion e o seguimento de cada estação.

Comece se integrando nas coleções de estilistas e marcas famosas, ou das lojas de departamentos. Mesmo que você não trabalhe com elas, a moda segue uma tendência e, por consequência, provavelmente você irá lidar com modelos similares.

Assim, além de saber qual abordagem irá tomar, terá consciência do que pode investir ou não. Para facilitar, quando em contato com essas informações, aplique as técnicas de pesquisas com a sua clientela.

Veja o que cada cliente espera da próxima estação. Descubra quais as peças agradam mais e aquelas que não tem saída. E no caso de querer investir em algo diferente, como acessórios ou produtos de beleza, confira antes como anda o mercado.

Seguindo esses pequenos conselhos você vai se sentir mais confiante para dar um passo adiante, introduzir uma ideia, buscar novos caminhos, ousar e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

 

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